Caminho de Santiago de Compostela: como fazer e outras dicas

O Caminho de Santiago de Compostela é um dos destinos turísticos religiosos mais populares do mundo. Se você também deseja embarcar nessa viagem cheia de simbolismos não perca esse post.

Caminho de Santiago de Compostela: como fazer e outras dicas


Elevação espiritual, penitências e reflexões importantes sobre a vida. Essas são apenas algumas das sensações que os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela experimentam.

E, hoje, você também fica mais perto desse caminho, já que vamos te levar a conhecer melhor essa rota tão conhecida no mundo inteiro. Bora caminhar?

Origem
Imagem: Mundo Terra

De acordo com relatos históricos, cerca de seis anos após a crucificação de Cristo, o apóstolo Tiago iniciou uma longa viagem espalhando o Cristianismo e pregando por toda a Península Ibérica. Após ser decapitado na Palestina, por ordem do rei Herodes, seus discípulos Teodoro e Atanásio levaram seu corpo para ocidente, onde foi enterrado.

Em meados do século 9, Pelayo, um camponês local, encontrou o túmulo de Tiago, seguindo o chamado "caminho de estrelas", uma espécie de linha estelar avistada por ele no céu. Alguns séculos depois, a igreja reconheceu esse local como "São Tiago dos Campos Estelares", tornando-se então um dos três grandes centros de peregrinação cristã no mundo.

Trajeto e distância total do Caminho de Santiago
Imagem: Mundo Viajar

Muitas pessoas escolhem fazer o Caminho de Santiago de Compostela por seu simbolismo e acreditam que a energia que a viagem traz é algo realmente incrível, além disso eles apostam que você pode fazer a viagem uma centena de vezes e em todas elas você descobrirá coisas novas e sentira sensações diferentes.

Os motivos que levam as pessoas a fazer o Caminho de Santiago de Compostela podem ir desde as belezas que o trajeto oferece, até promessas e questões religiosas. A viagem exige muito esforço e superação, mas com certeza vai te fazer enxergar a vida com outros olhos.

O Caminho de Santiago de Compostela é formado por uma série de rotas diferentes, situadas na Europa. Você pode escolher a rota que deseja seguir de acordo com suas preferências, mas sempre partindo da França, Portugal ou Espanha. Independente da rota, você vai andar cerca de 800 km por todo o trajeto. Lembre-se que cada rota conta com uma associação específica de caminhos, onde os peregrinos podem encontrar informações locais e outros serviços, por isso é importante saber por onde irá passar.

Outro ponto importante a ressaltar é que não existe um local exatamente certo de partida para o Caminho de Santiago. Você pode contar a partir do seu país de origem ou dos países Europeus por onde vai começar. Abaixo mencionamos algumas opções:

Caminho do Norte
Imagem: Viagem em pauta

Era o mais escolhido pelos peregrinos na Idade Média. Parte da cidade de Irún, na Espanha, com percurso de 823 km até Santiago. Apesar de ter perdido alguns interessados, nos últimos anos, esse percurso é o terceiro mais utilizado por peregrinos. O Caminho do Norte é bem litorâneo, passando pela costa norte da Espanha. É um trajeto muito montanhoso, então vale como ponto de atenção para os viajantes. Esse trajeto se une ao Francês, na região de Arzúa e ao Caminho Primitivo, na região de Sebrayo.

Caminho Primitivo
Imagem: Viagens por Aí

Caminho Primitivo sai da cidade de Oviedo, também na Espanha, mas conta com uma caminhada mais leve. São 314 km até Santiago e ficou conhecido assim por ter sido o primeiro caminho registrado na história, sendo percorrido pelo rei Afonso II, no século IX. Essa é a opção perfeita para quem tem poucos dias livres para fazer a viagem ou para quem tem algumas limitações e não pode caminhar tanto. No caminho você vai encontrar outros peregrinos que estão fazendo o percurso, mas em um número muito menor que o Caminho Francês, por exemplo. Esse caminho tem aspectos diversificados, como terrenos montanhosos, zonas rurais e muita natureza. Esse trajeto se cruza com o Caminho Francês na região de Melide.


Caminho Francês Imagem: Pedalar e Viajar

Essa é a rota mais famosa e mais conhecida para Santiago. Ela sai de Saint-Jean-Pied-de Port, na França e, por ser uma rota mais nova, ela é mais moderna e movimentada, contando com hotéis, restaurantes e serviços que oferecem uma estrutura melhor para os peregrinos. A distância dela até Santiago chega a 775 km e o trajeto é bem mais cultural, contando com igrejas, museus, pequenos vilarejos e monumentos romanos belíssimos.

Caminho Inglês
Imagem: That Good Trip

Perfeita para quem tem poucos dias disponíveis para fazer a viagem, o Caminho Inglês parte da região de Ferrol, na Espanha, e leva 120 km para chegar em Santiago. Essa rota também surgiu durante a Idade Média, partindo da zona portuária de Ferrol. Esse trecho também não apresenta muitas elevações de terreno, exigindo menos esforço dos peregrinos.

Caminho Português
Imagem: Alma de Viajante

Essa é uma rota muito escolhida por brasileiros. Ela sai de Lisboa, em Portugal, e leva 634 km para chegar em Santiago. É interessante lembrar que esse trecho não oferece uma estrutura bacana para turistas então, normalmente, os peregrinos precisam se hospedar em paróquias ou nos abrigos dos bombeiros voluntários. O Caminho Português tem características mais perigosas de trajeto também, já que a rota segue rodovias muito movimentadas. Ao chegar no Porto, também é legal ressaltar que o peregrino pode optar seguir pela costa ou fazer uma rota mais central. A diferença na distância não é notável, cerca de 25 km, mas a paisagem muda bastante.

Caminho de Inverno
Imagem: Eurodicas

Sai da região de Ponferrada, na Espanha, e leva 264 km para chegar em Santiago. O Caminho de Inverno ganhou esse nome devido ao trajeto, que passa pelo Valle del rio Sil, próximo ao Cebreiro, onde costuma nevar bastante.

Caminho à Finisterre
Imagem: Macsadventure

Essa é uma opção bem diversificada. Ao invés de ir de um ponto até Santiago, o Caminho à Finisterre começa em Santiago, por isso o nome Finisterre (fim do mundo). É nesse ponto que as pessoas participam dos rituais emocionantes do fim da peregrinação, como a devolução da sua concha ao mar - uma concha que é entregue aos peregrinos no início dos percursos.

Caminho Via de La Plata

Imagem: Walk your camino

Assim como existem caminhos mais enxutos, também existe o caminho mais longo até Santiago e esse caminho se chama Via de La Plata. Ele leva os peregrinos até Santiago por 977 km, partindo de Sevilla, na Espanha. Por que fazer o caminho mais longo? Pelo sentido cultural e histórico que ele oferece, passando por construções romanas que estampam muito a vida que existiu ali. É um caminho repleto de paisagens incríveis, porém bem menos movimentado.

Orçamento para o Caminho de Santiago de Compostela

Como acontece em todos os planejamentos de viagens, levantar o orçamento para o Caminho de Santiago de Compostela é imprescindível. Por se tratar de uma viagem de aspecto peregrino, muitas pessoas viajam com o mínimo, porém outras querem aproveitar melhor esse momento e acabam gastando mais.

De uma forma geral, é difícil tabelar o custo total da viagem, mas alguns pontos podem te ajudar a identificar uma média orçamentária.

Para começar, você precisa comprar as passagens aéreas e avaliar os documentos necessários para ir para o país Europeu de onde você vai iniciar a sua rota. Unido a isso, você precisa avaliar os gastos com hospedagens e alimentação.

Você também vai precisar de equipamento e roupas específicas para fazer a sua peregrinação, incluindo produtos para primeiros socorros, itens de escalada e caminhada em terrenos rochosos, além de produtos de higiene pessoal.

Importante: acidentes acontecem, então você precisa ter um dinheiro sobrando para medicamentos e alimentação a mais, se necessário.

A contratação de um seguro viagem também é extremamente importante, pois, apesar de você ficar bem longe do atendimento médico urbano, durante a peregrinação, se algo acontecer você será encaminhado a alguns desses hospitais.

Resumindo, você pode fazer a sua peregrinação gastando de 25€, por dia (para viagens mais simples e com hospedagens gratuitas) até 100 €, por dia (garantindo mais conforto durante a sua caminhada).

Pacotes de viagem x viagens por conta própria

Algumas agências de viagem oferecem pacotes para viagens guiadas individuais ou em grupo com destino a Santiago de Compostela. Mas o que você precisa saber é que essa é uma opção de viagem que pode ser planejada por conta própria.

Mesmo para aqueles que farão o Caminho de Santiago sozinhos, tenham a certeza de que vão encontrar centenas de outros peregrinos de diversos lugares do mundo fazendo o mesmo trajeto que você.

Você também pode pesquisar em guias completos e alguns vídeos mais dicas sobre como fazer a viagem.

Com planejamento sua viagem para o Caminho de Santiago tem tudo para ser uma experiência única e emocionante.

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0