Como arrumar as malas para viagem: dicas práticas e precisas

Você é do tipo que fica perdidinho na hora de organizar as malas da viagem? Não se preocupe esse post vai te ajudar!

Como arrumar as malas para viagem: dicas práticas e precisas

Viajar é sempre muito bom, mas se tem uma coisa que incomoda muita gente é ter que arrumar as malas. Algumas pessoas pecam pelo excesso, levando muito mais que o necessário, e, o pior, muitas vezes até pagando mais por isso. Outros acabam sempre se esquecendo de levar itens importantes.

A verdade é que não existe uma receita mágica para arrumar as malas, mas algumas dicas podem tornar esse momento mais rápido e menos "doloroso", confira:

1. Mapeie o seu tipo de viagem

A viagem que você vai fazer diz tudo sobre a suas malas. A quantidade de dias, o estilo dos passeios, a temperatura local e até o número de bagagens incluídas na passagem aérea.

Sabendo os detalhes da sua viagem você já consegue visualizar como organizar suas malas.

2. Escolha o tamanho e o número de malas

Apurando os detalhes da sua viagem, você já pode definir o tamanho e o número de malas que serão necessárias. Isso pode ser definido de acordo com a quantidade de dias da viagem ou com a temperatura da região para onde você vai.

Não se esqueça de que o peso da mala influencia muito nas permissões da sua passagem aérea, então nada de levar coisas demais.

3. Faça uma lista dos itens mais importantes

O planejamento é imprescindível na hora de organizar as suas malas para viagem. A dica aqui é fazer um check list de todos os itens que são importantes para os dias que você vai ficar fora.

Você pode fazer uma planilha ou uma lista no papel e ir seguindo o passo a passo, conforme vai montando a mala.

Não se esqueça de que nem só de roupas se faz uma mala para uma viagem, mesmo se for curta. Itens como câmeras fotográficas, carregadores de celulares e outros produtos eletrônicos, remédios e itens de higiene pessoal são igualmente importantes nesse momento.

Se você ficar em dúvida, pode seguir essa sugestão de lista abaixo:

- Camisetas;
- Blusas;
- Calças;
- Vestidos;
- Saias;
- Roupas de banho;
- Pijamas;
- Roupas íntimas;
- Meias;
- Sapatos e tênis;
- Chinelos;
- Shampoo e Condicionador;
- Hidratante;
- Perfume;
- Sabonete;
- Desodorante;
- Maquiagem;
- Acessórios de cabelo;
- Escova e pasta de dente;
- Escova de cabelo;
- Jóias e bijuterias;
- Bolsas e mochilas;
- Medicamentos.

4. Organizando a mala item a item

Imagem: Hotel Porto da Praia

Muita gente acha que o certo é ir colocando as peças na mala para não esquecer nada para fora, mas o ideal é separar todas as peças primeiro e depois ir organizando na mala, aproveitando todos os espaços disponíveis.

Você pode economizar espaços utilizando a parte interna dos calçados para colocar meias e roupas íntimas. Utilize sacos transparentes zip lock para os itens de higiene pessoal, isso evita vazamentos e organiza os produtos separadamente.

5. Combinando as peças

Dependendo dos motivos da sua viagem, uma dica para ajudar a planejar o look dia a dia e arrumar a mala de uma forma mais prática é montar combinações de peças. Assim fica mais fácil decidir o que vestir a cada dia.

Outra dica bacana é que quanto mais básicas forem as peças escolhidas melhor. Fica mais fácil combinar os looks, o que torna a organização da mala mais simples e rápida. Quando falamos em cores neutras não quer dizer que todas as peças devem ser iguais, mas nunca se esqueça de que um "pretinho básico" é garantia de sucesso no look da viagem.

6. Guardando as roupas

Imagem: Guichê virtual

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre dobrar roupas. O método de enrolar as peças é o melhor que existe para guardar as roupas na mala. Talvez não de certo com peças mais grossas, como casacos, paletós, blazers e moletom, mas funciona muito bem com o restante.

Outra opção interessante é adquirir um organizador de malas. Ele pode ser encontrado em lojas de organizadores e itens para a casa.

- Arrumando uma mala masculina: roupas masculinas costumam ser mais pesadas e maiores. Uma boa dica é separar todas as peças, mas começar a arrumação pelas calças. Comece colocando as calças deixando as pernas para o lado de fora da mala, em seguida, adicione as outras peças e, por fim, dobre as pernas das calças para dentro da mala, cobrindo as outras roupas.

- Arrumando uma mala feminina: mulher sempre quer levar mais do que pode em uma viagem. É claro sempre pensando em todas as emergências possíveis! Mas a mala de viagem não pode ser como a bolsa, que tem de tudo um pouco. Tudo precisa estar bem organizando para, quando precisarmos, ser fácil de achar cada coisa. Sapatos de salto e botas  de cano longo devem ser evitados ou, se necessário, leve um de cada. A dica é começar pelos sapatos para arrumar a mala. Depois as calças e blusas mais grossas e por último as camisetas e roupas íntimas. Não se esqueça de colocar os perfumes e itens de higiene pessoal em locais bem protegidos e em saquinhos plásticos.

- Arrumando uma mala infantil: só tem um perfil que ganha da mulher no tamanho da bagagem na hora de viajar: o das crianças. No instinto de proteger, é normal acabar levando de tudo um pouco e usando quase nada. Para montar a mala das crianças é importante levar roupas confortáveis e duas peças por dia, afinal, acidentes acontecem. Se Não esqueça dos remédios que as crianças já estão acostumadas a tomar para alergias, enjoos e dores de cabeça.

- Arrumando uma mala para três dias: em viagens curtas, muitas pessoas se viram com a mala de mão. A dica aqui é organizar as peças por dia em que serão usadas. Não se esqueça de que, por mais que sejam poucos dias, é imprescindível levar uma peça de frio.

- Arrumando uma mala para viagem internacional: para esse tipo de viagem, o importante é pensar na quantidade de dias e na temperatura local. Alguns lugares, por mais que a temperatura seja parecida com a nossa, tem maior umidade no ar ou é mais seco e isso pode impactar e muito na nossa saúde. Então estude bem a temperatura local e leve roupas apropriadas. Não se esqueça dos documentos necessários para as viagens internacionais.


7. Repense alguns itens

Muita gente questiona e a resposta é sempre a mesma: preciso levar toalha na viagem? Não!

As toalhas ocupam muito espaço na mala e, normalmente, os hotéis disponibilizam várias delas no quarto e para uso nas piscinas. Então é completamente desnecessário levar toalhas na mala.

Outros itens importantes para repensar na mala são os secadores, pranchas e outros modeladores de cabelo. Pense se a presença deles na viagem é realmente necessária e não se esqueça que a maioria dos hotéis possui secadores.

E importante lembrar que a voltagem e encaixe elétrico desses produtos podem ser diferentes no local que você irá visitar, então não se esqueça dos adaptadores.

8. Dê a importância que a mala de mão merece

A mala de mão foi subestimada por muito tempo, mas hoje em dia são muitas as pessoas que viajam apenas com a mala de mão, seja por uma viagem de negócios mais curtas ou para valorizar as compras que serão feitas durante a viagem.

A mala de mão pode levar itens importantes, principalmente documentos, medicamentos, objetos eletrônicos e itens de valor inestimável, aqueles que você não pode correr o risco de perder no caso de uma mala ser extraviada.

9. Nunca viaje com a capacidade máxima das malas ocupada
Imagem: Guia Viajar 

Para se sentir em casa, algumas pessoas querem levar a "casa toda" quando viajam, mas não se esqueça que quase sempre trazemos coisas novas da viagem. Pensando nessas compras novas, o mais indicado é não levar o número máximo de bagagens permitidas e não levar as malas com o máximo de ocupação, nem  mesmo levar o peso máximo permitido nelas.

8. Não deixe tudo para a última hora

A gente sabe que é chato e dá muita preguiça, mas a pior decisão que você pode tomar é deixar para arrumar suas malas na última hora.

Além de correr o risco de esquecer muitas coisas importantes, você fica sem tempo para tomar decisões que podem ajudar a diminuir a quantidade de itens que estão sendo levados.

De uma forma geral, você vai ficar mais expert em organizar as malas a cada nova viagem que fizer. Tudo vai ficando mais fácil com o tempo e o planejamento vai se tornando mais natural. Então treine bastante e boa viagem!

 

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0