Como tirar o Visto Americano

Vai viajar para os EUA? Entenda o que é preciso para tirar seu visto sem complicação.

Como tirar o Visto Americano

O propósito da sua viagem e outros fatos determinarão que tipo de visto é exigido pela lei de imigração dos EUA. Como solicitante de visto, cabe a você verificar se preenche todos os requisitos necessários para a categoria de visto que deseja solicitar.

Sabemos que existem muitos boatos sobre esse assunto, uns dizem que é muito difícil, outros dizem que é muito fácil. Na verdade, isso vai depender de vários fatores. O agente consular vai levar em conta os seus vínculos com o brasil, se você preenche os requisitos necessários e suas respostas na hora da entrevista.

Para saber as etapas pelas quais você deve passar para obter seu visto americano, confira o artigo. Acompanhe e veja como é simples!

Passo 1: Preencher o formulário

O primeiro passo para tirar o Visto Americano é fazer o preenchimento do formulário DS-160 no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano.

Depois de preenchido, será necessário imprimir a confirmação da DS-160 que é o documento oficial da solicitação do Visto Americano, ele não pode conter erros e nem rasuras. O preenchimento da DS-160 é feito somente online.

Neste documento deverá ser colocado dados da viagem e dados pessoais como nome, endereço, escolaridade, profissão e etc. Tome cuidado e preencha com atenção, pois em cerca de 60% dos casos em que o Visto Americano é negado, o motivo é pelo preenchimento errado deste formulário.

Passo 2: pagamento

É preciso pagar para tirar o visto americano. O valor pode variar caso haja petição. Se não for o caso, o valor é de US$ 160.

O pagamento pode ser feito através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Passo 3: Agende a entrevista

Você deve marcar seus agendamentos no site do governo americano sobre vistos para brasileiros.

São dois, um no Centro de Solicitação de Visto, para coletar as digitais e tirar foto, e outro no consulado, para entrevista – para vistos de negócios ou turismo (B1/B2), jovens menores que 16 anos e idosos maiores que 66 estão isentos.

Você pode remarcar a entrevista quantas vezes quiser.

Passo 4: CASV

A CASV está presente em apenas 5 estados brasileiros e é preciso estar presente em um deles para a coleta de documentos que é feita antes da entrevista.

É necessário levar o passaporte e a confirmação do formulário DS-160. Você também irá tirar foto e fazer o recolhimento da impressão digital.

O comparecimento no CASV deve ser feito antes da entrevista no consulado para a verificação dos documentos. Tanto a entrevista como o comparecimento no CASV deve ser marcado com antecedência.

Passo 5: Faça a entrevista no Consulado Americano no Brasil

Mantenha a calma e fale a verdade, confirmando todos os dados que você mesmo preencheu no formulário.

No dia dessa entrevista, você leve os documentos que comprovem as informações preenchidas no formulário DS 160. Isso inclui evidências do seu propósito de viagem, suas habilidades de bancá-la (comprovantes bancários e contratos de trabalho) e laços familiares ou de negócios no Brasil.

A ideia é mostrar que você não tem intenção de permanecer ilegalmente nos EUA.

Passo 6: Entrega

Após a aprovação do seu visto, você receberá o documento em até dez dias após a entrevista. Você pode acompanhar o status da sua solicitação neste link.

É possível pedir para receber o visto em casa ou retirá-lo no CASV. Porém retirar no CASV é mais rápido.

Agora que você já sabe todos os passos para tirar o visto americano é só tirar o seu e aproveitar a estadia!

What's Your Reaction?

like
10
dislike
6
love
25
funny
4
angry
2
sad
3
wow
2