Como viajar com cachorro de carro? Veja algumas dicas

Como viajar com cachorro de carro? Veja algumas dicas

Hoje em dia, os pets ja são considerados verdadeiros membros da família. E para quem deseja viajar com cachorro de carro, mas ficam com receio, saiba que existem alguns cuidados básicos que se deve tomar para garantir a segurança tanto do PET como de todos no carro.

Além disso, é necessário ter em mente que existe leis em relação ao transporte de animais dentro de automóveis.

Apesar de não ser proibido, o que as autoridades recomendam é eles sejam sempre transportados no banco traseiro, e com acessórios adequados. Isso ajuda a reduzir o risco de acidentes.

E para lhe ajudar a viajar com cachorro de carro com mais tranquilidade e segurança, nós separamos algumas dicas. Confira!

Vai viajar com cachorro de carro? Entao lembre-se de falar com o veterinário

A primeira dica para sair em viagem com o seu amigo de quatro patas é falar com o veterinário. O ideal é que o PET faça um checkup completo antes de todos colocarem o pé na estrada, para que seja possível verificar se está tudo certo com a saúde dele.

Além disso, o especialista também poderá dar todas as orientações necessárias sobre os cuidados durante a viagem. Desde a alimentação até os medicamentos que devem ser levados para caso o animal passe mal.

Coloque o Pet no banco de trás sempre

Outra dica essencial na hora de viajar com cachorro de carro é que ele sempre deve ficar no banco de trás. Mas, ele não pode ser colocado de qualquer jeito no local.

O ideal é que você tenha um cinto de segurança que possa ser fixado no peitoral do pet. Nunca amarre apenas a coleira do bichinho no cinto. Isso porque caso o carro freie bruscamente o cão pode acabar sendo enforcado.

Atualmente, já existem vários dispositivos de segurança voltados para o transporte de cães de diferentes portes. É possível encontrar até mesmo cadeirinhas para os cachorrinhos.

Então, se você viaja com frequência em companhia com o seu amigo de quatro patas, o ideal é providenciar esse tipo de dispositivo de segurança.

Lembre-se de fazer paradas ao longo do trajeto

Quando o assunto é viajar com cachorro de carro, uma das coisas que você não pode esquecer de jeito nenhum é de fazer paradas ao longo do caminho para que ele possa fazer as necessidades. Principalmente se você não quiser correr o risco do seu carro acabar fedido e cheio de xixi/cocô.

Para saber a quantidade de paradas você deve se basear na própria rotina do cão. Se o seu pet tende a sair a cada 3 horas para fazer as próprias necessidades, você deve parar dentro desse período.

Além disso, é importante lembrar que você também precisa dar água e ração para o seu amigo de quatro patas. E essas paradas são ideais para isso.

Se você não estiver com muita pressa no trajeto, também vale dar uma volta com o animal de estimação. Isso, claro, se o local for seguro. Assim o bichinho não ficará estressado por passar tanto tempo em um ambiente fechado.

Carteirinha de vacinação do pet em dia

Outra dica importante para quem vai viajar com cachorro de carro, principalmente se for para outro estado, é ter em mãos a carteirinha de vacinação em dia. Isso porque se você for parado pela polícia rodoviária, o policial pode exigir esse documento.

Se você não tiver com o item, ou as vacinas não estiverem em dia (principalmente a de raiva), as chances de problemas são altas. O ideal é sempre ficar dentro das regras.

Além disso, lembre-se que a vacinação também é importante para a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Se possível, pegue a estrada no horário que o pet geralmente dorme

Essa é uma dica ideal para quem deseja viajar com mais tranquilidade e evitando o estresse do pet. Se possível, viagem sempre no horário que o cão geralmente dorme.

Assim, ele passará a maior parte do trajeto dormindo e você não terá que se preocupar. Mas se isso não for possível, tente criar um ambiente seguro e agradável no banco traseiro para que o animal se sinta confortável.

Você pode, por exemplo, colocar uma manta que o bichinho sempre usa, ou alguns brinquedos. O importante é que seu pet sinta que ali ele tem total segurança.

Procure paradas de estrada que sejam pet friendly

Mais uma das dicas de como viajar com cachorro de carro é procurar paradas de estrada que sejam pet friendly. Assim você poderá parar e fazer um lanche tranquilamente.

A maioria das lanchonetes e restaurantes de estrada são fechados e não permitem a entrada de animais. E como deixar o animal dentro do carro está fora de questão, e amarrá-lo do lado de fora é arriscado, o ideal é procurar por locais que aceitem a entrada de pets.

O bacana é que hoje em dia ficou muito mais fácil buscar por esse tipo de informação. Redes sociais são excelentes para pesquisar por locais pet friendly, e até mesmo o Google Maps pode mostrar algumas paradas do gênero ao longo do trajeto.

Faça o checklist da mala do pet

Assim como você precisa de uma série de itens na sua mala de mão, o pet também vai precisar de várias coisinhas ao longo da viagem. Por isso, antes de pegar a estrada faça um checklist e veja se está levando tudo que é necessário. Entre os itens que precisam ser levados estão:

  • Garrafa com água fresca;
  • Ração e petiscos;
  • Saquinhos para recolher o cocô nas paradas;
  • Lenço umedecido para limpar as patas antes do pet voltar para o carro;
  • Caminha, colchonete ou cobertor;
  • Brinquedos para o pet se divertir.

Se o seu cão tiver necessidades específicas, como o uso de medicamentos, coloque eles também na lista.

Com essas dicas de viajar com cachorro de carro, você verá como será divertido e tranquilo sair com o seu PET. Lembre-se, a principal regra quando sair com o seu animal de estimaçã.

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0