Toledo: conheça o valor histórico por trás das belezas da cidade

Conheça Toledo, a cidade medieval que um dia foi capital da Espanha e hoje guarda tesouros históricos de diferentes períodos

Toledo: conheça o valor histórico por trás das belezas da cidade

Toledo é uma cidade muralhada de características medievais e repleta de evidências históricas de diferentes períodos. Foi construída sobre um morro rochoso e é rodeada pelo Rio Tejo, o mesmo que banha a cidade de Lisboa.

 

 A cidade já foi dominada por romanos, visigodos, muçulmanos e cristãos, além de ter sido capital da Espanha. Um dos seus destaques, e o que a torna Patrimônio Mundial da UNESCO, é o fato de ali ter havido uma pluralidade religiosa pacífica ao longo dos séculos. Por isso ficou conhecida como Cidade das Três Culturas. Para aproveitar sua visita em Toledo é importante saber um pouco sobre a sua história. 

Conquistas romanas

Ponte Alcântara em Toledo (Imagem: Divulgação)

Os romanos chegaram na península Ibérica no século II a.C. para expandir o Império. Toledo fez parte de suas conquistas, mas o que restou é muito pouco. Um ícone desse período na cidade é a Ponte de Alcântara. Mas apesar de ter sido construída inicialmente pelos romanos, ela sofreu alterações ao longo dos anos. De qualquer forma é um interessante elemento para nossa imaginação nos levar àqueles tempos.

Os visigodos

Após 500 anos da chegada dos romanos, tribos bárbaras invadem a região. Dentre elas, o povo visigodo triunfa: eles mantém o controle por 300 anos, e tornam Toledo sua capital no século VI. Nesse período, eles se unem à Igreja e declaram o catolicismo como religião oficial. Atualmente, não há quase nenhum vestígio da cultura visigoda em Toledo, apenas alguns itens expostos no Museu dos Concílios e da Cultura Visigoda.

Os mouros

Igreja Cristo da Luz (Imagem: Divulgação)

Em 711 d.C. os mouros tomam o poder dos visigodos e instauram costumes muçulmanos, incluindo belíssimas mesquitas, como a Mesquita Bab Al-Mardum. Ela é um dos monumentos mais importantes da arte Califal na Espanha, mas hoje leva o nome Cristo da Luz. Isso porque passou a ser uma igreja quando a cidade foi retomada por cristãos. Apesar da arquitetura moura desse edifício, há um altar cristão conservado dentro dela, e aberto para visitas.

As muralhas de Toledo também são um vestígio dos 8 séculos de domínio mouro. Elas foram inicialmente construídas por eles, mas passaram por muitas alterações. Algumas das portas dessa primeira muralha ainda estão de pé, como a Puerta del Afonso VI, Puerta Vieja, ou Bisagra.

Retomada cristã

Alcazar de Toledo (Imagem: Divulgação)

Toledo foi retomada pelos cristãos em 1085, sob liderança de Afonso VI, rei de Castela. Ele reconhecia o valor intelectual e os avanços feitos pelos árabes na região, portanto a tolerância religiosa que já existia na cidade se manteve. Nesse período foram construídas também algumas sinagogas. A Santa Maria la Blanca e a Samuel ha-Leví estão de pé e podem ser visitadas.

Também merecem destaque o Alcazar e a exuberante Catedral de Toledo. Ambos foram construídos nos anos posteriores à retomada cristã.  O primeiro é edifício mais evidente quando se tem uma vista panorâmica de Toledo. Foi construído por Carlos I para ser o palácio real, mas passou um bom tempo sem função após a mudança da corte para Madri

Já a construção da Catedral de Toledo teve início no século XIII e contou com uma arquitetura predominantemente gótica, mas elementos barrocos e de outros estilos também podem ser vistos. Além do belíssimo claustro e sacristia, a catedral ainda abriga obras de Caravaggio, Ticiano, Goya, Rubens e El Greco.

A mistura

Um dos grandes charmes de Toledo é essa mistura cultural que está muito evidente na arquitetura. O estilo que mistura elementos árabes e cristãos na arquitetura e está presente por toda a cidade se chama mudéjar. Além da ex mesquita e atual Igreja Cristo da Luz, o prédio Ermita de Cristo da Vega e a Igreja Santiago de Arrabal deixam muito claras a união desses traços.

A 81 km de Madri, Toledo pode ser visitada durante um bate-volta de trem a partir da estação Atocha, uma viagem de 30 minutos.De ônibus demora cerca de 1h30 e de carro 1h. Vale a pena reservar uma estadia no Hotel Abaceria, um lugar com vista deslumbrante pra a cidade. É imperdível!

 

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0