Descubra Provence, a região mais encantadora da França

Campos de lavanda, praias, passeio de balão e uma gastronomia de dar água na boca. Essas são apenas algumas das maravilhas que a encantadora Provence tem a oferecer.

Descubra Provence, a região mais encantadora da França

Quando o assunto são viagens inesquecíveis, a França sempre se destaca. Mas saiba que o país vai muito além de Paris, a cidade luz, e a Torre Eiffel. A região Sul do país também é de tirar o fôlego e você precisa conhecer.

Por isso mesmo dedicamos o post de hoje para falar exclusivamente da Provence, uma região que faz fronteira com a Itália e é famosa por abrigar belos e perfumados campos de lavanda, além de vilarejos belíssimos em meio a uma gastronomia única e vinhedos incríveis.  Pronto para embarcar nessa viagem com a gente?

Montando um roteiro para Provence

Imagem: Enjoy Mid

Antes de tudo, é importante ressaltar que uma viagem de 5 a 6 dias é perfeita para conhecer Provence com tranquilidade, aproveitando cada vista e passeio de maneira completa.
 

Outro ponto importante é que a melhor época para conhecer essa região é entre os meses de junho a agosto, quando os campos de lavanda estão exalando um perfume maravilhoso.
 

Na hora de escolher a sua hospedagem, para uma viagem mais imersiva, dê preferência a região central de Aix, que fica bem próxima daqueles vilarejos com casinhas medievais, ocupada antigamente pelos romanos no ano 103 a.C.

Outra dica interessante é alugar um carro para passear pelas estradas que rodeiam os campos de lavanda e conhecer todos os vilarejos.

Lugares para conhecer em Provence


Imagem: TripAdvisor

Ficando na região de Aix você estará muito próximo de locais importantes para seu roteiro de viagem. A Provence oferece um passeio de balão que permite que você se apaixone pela cidade por um ângulo diferente.

O passeio custa cerca de R$ 500 por pessoa e o horário mais indicado para fazê-lo é no início da manhã ou ao final da tarde.

No primeiro ou no segundo dia da sua viagem, você pode visitar a cidade de Gordes, uma área incrível esculpida em lindas pedras e localizada no alto de uma colina. O local está repleto de pequenas vielas belíssimas. Vale muito a pena o passeio.

As vinícolas também são especiais e não podem faltar no seu roteiro pela Provence. Uma das mais famosas é a Chateauneuf-du-Pape de onde saem, inclusive, as garrafas de vinho para o Vaticano. Aliás, na cidade também é possível conhecer o castelo Palais des Papes, construído pelo papa Clemente V.

Ainda sobre as vinícolas locais, as safras são perfeitas e você pode conhecer a produção e fazer uma degustação. A região também conta com um vilarejo lindo que rende fotos belíssimas.

Também não pode faltar no seu roteiro o Roussillon, uma região repleta de lojinhas e restaurantes deliciosos, muito próxima de Gordes e que conta com uma mina antiga, que permite um tour super legal.

Roussillon também tem uma arquitetura belíssima e é muito famosa pela tonalidade das construções antigas, feitas de argila vermelha.

Provence também conta com uma estação de trem muito elegante, com viagens para Barcelona, Avignon e Marselha. A viagem para Marselha é muito indicada. Marselha é a cidade mais antiga da França e traz uma área de portuários incríveis para sua viagem. É lá também que ficava a Catedral de Notre Dame e praias belíssimas, como as Plages du Prado.

Para quem quer andar de trem, mas não quer perder a vista linda dessa cidade, uma boa opção é o TGV ou o TER, linhas de trem que passam por Avigmon, Arles, Aix-em-Provence e Nimes.

Aix-en-Provence é tão procurada por turistas que as hospedagens costumam sair bem mais caras que a média no país. E você não precisa ficar em um hotel, pode alugar um apartamento próximo aos bares da região. Se der sorte você pode até avistar parte da Montanha de Sainte-Victoire, com sua coloração rosada graças aos belos campos de lavanda. Vai ser como se estivesse olhando diretamente para uma obra de arte de Paul Cézanne.

Os campos de lavanda da Provence
Imagem: Viagem e Turismo Abril

Não faz sentido ir até a Provence e não conhecer os campos de lavanda que encantam a região. Você pode pagar e reservar o passeio aqui no Brasil, antes da viagem, ou contratar uma opção diretamente em Provence. O mais indicado é, assim como o passeio de balão, ir bem cedo ou já no final da tarde.

Nesses passeios guiados você pode conhecer mais sobre o cultivo dos campos, a história da lavanda e, claro, fazer fotos incríveis. É imperdível.

Ao final do passeio, você poderá conferir, em algumas lojas locais, algumas opções de óleos, perfumes e outros itens artesanais de lavanda. São muito indicados para trazer de lembrancinha da viagem.

Dicas importantes: antes de marcar a viagem, você precisa saber que entre o meio de março e de junho, os campos de lavanda não florescem. Saber disso é extremamente importante, pois pode frustrar a sua viagem. As colheitas costumam começar entre o meio e final de julho, então se você for após essa época também pode encontrar os campos vazios.

Outra dica interessante, é que a região de Sault é a principal área para os campos de lavanda. Conhecida como a capital da lavanda, Sault vai te proporcionar uma vista incrível para os campos ao longo da cidade.

Coisas para fazer em Provence

Imagem: Kimkim
 

Além do que já listamos, a cidade de Provence oferece boas opções de passeios, como as apresentações de canto lírico e espetáculos no teatro em Avignon.

Saindo da região central, uma boa opção de passeio é conhecer Arles, uma cidade repleta de ruínas romanas, onde Van Gogh morou por 1 ano, com patrimônios tombados pela Unesco, como a arena, as termas e o anfiteatro local.

Em Provence também é possível passear de caiaque no maior cânion europeu, em Gorges du Verdon. O local também oferece trilhas muito bacanas, opções de rafting e escalada, com uma vista incrível para as falésias. As lindas falésias podem chegar a 700 metros e apresentam águas em tons de azul turquesa exuberantes.

E nem só de campos de lavanda se faz a Provence. A região conta com pequenas praias belíssimas, as Calanques. Localizadas no litoral da costa da Provence, as mais famosas e procuradas por turistas são a de Cassis e a de Marseilles.

Aliás, Cassis é uma região portuária belíssima, que beira o Mediterrâneo e conta com restaurantes e bares incríveis.

E falando em regiões portuárias, L'Isle sur la Sorgue é uma vila de pescadores lindíssima, que beira o rio Sorgues e conta com diversos antiquários com peças ótimas para trazer da viagem e, aos domingos, conta com um mercado ao ar livre que vai, literalmente, te levar para dentro da França antiga.

A cidade de Provence também pode ser encantadora no inverno, principalmente para os amantes da neve. Acontece que nos Alpes de Haute-Provence existem estações de esqui muito divertidas e singelas, como a famosa Pra-Loup. Já no centro da Provence e próximo dos campos você não encontrará neve e, mesmo no inverno, as estradas ficam muito boas para passeios de carro entre as regiões menores.

Já para os amantes da culinária, Provence é também onde está a casa da famosa Julia Child, autora de famosos livros da arte de cozinhar. A casa fica em Valbone e vale um almoço ou jantar no restaurante Auberge Provençale.

Aix-en-Provence também conta com uma feira matutina cheia de frutas, legumes e outros itens que vão, certamente, te encher de fome. Vale o passeio para se deliciar com as colheitas dos comerciantes locais, mas fique atento: a feira acontece apenas às terças, quintas e sábados, próximo a Places la Madeleine.

Quem curte arquitetura também não pode deixar de visitar Uzès. A elegante cidadezinha apresenta construções do período renascentista, como o castelo La Duché. Também é o lugar perfeito para quem quer apreciar um bom fondue.

Enfim, para quem vem sonhando com uma viagem romântica, tranquila, perfeita para se comer bem e se deliciar com vinhos exclusivos, Provence é perfeita. Ela vai te tirar daquela loucura das cidades grandes e movimentadas e te levar para paisagens únicas e perfeitas, como se tivessem sido desenhadas especialmente para você.

Gostou da dica? Conte aqui pra gente nos comentários!

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0