Dicas para fazer um mochilão pela Europa

Fazer um mochilão pela Europa é o sonho (e desafio) de muita gente. Se você também sente isso na pele, pegue algumas dicas aqui!

Dicas para fazer um mochilão pela Europa
O primeiro mochilão pela Europa é uma experiência única. Imagem (Noruega): Henning Sørby | Pixabay.

A ideia de um mochilão pela Europa é sempre ser mais acessível do que uma viagem normal, onde você viaja geralmente com uma mochila grande, as roupas do corpo e muita disposição para se aventurar por destinos até pouco tempo desconhecidos.

Seja um mochilão solo, de casal ou amigos, há muito o que fazer até desembarcar na Europa. E é nisso que eu vou te ajudar hoje. Continue a leitura e descubra alguns passos que vão fazer a diferença para você tirar o seu mochilão do papel e colocar nas costas!

1 - Organize os seus documentos

Como qualquer viagem internacional, um mochilão pela Europa é algo sério. Então, você deve estar com seu passaporte válido, passagens compradas (inclusive a de volta para o Brasil), seguro viagem, carteira de vacinação internacional, cartões, dinheiro etc.

mochilão pela EuropaA documentação é indispensável antes, durante e após as alfândegas de imigração. Imagem: Steve Buissinne | Pixabay.

Busque levar só documentos válidos e úteis. Não precisa levar seu RG, CPF, carteirinha da faculdade ou da empresa. Quem sabe apenas um documento com foto para comprovação de identidade além do passaporte (eu levo a CNH, por exemplo).

Atenção: verifique as regras de cada país que você vai visitar para estar com tudo em mãos assim que desembarcar!

2 - Faça um planejamento financeiro

Saber a quantia exata de dinheiro que você tem, fazer uma estimativa com os gastos de viagem, planejar as despesas totais e separar o dinheiro (espécie, cartão de débito e de crédito) é um passo importante para o mochilão pela Europa acontecer.

mochilão pela EuropaFique sempre de olho nos seus recursos para economizar e quem sabe até colocar mais destinos na sua programação de viagem. Imagem: Mabel Amber | Pixabay.

Se você quer fazer um mochilão barato, vale a pena reservar hostels ou couchsurfing para hospedagem, comer em restaurantes baratos, caminhar mais para economizar no transporte e não sair comprando todo souvenir pelo caminho! Combinado?

3 - Invista em uma boa mochila

Tem gente que gosta mais de mala, já tem gente que gosta mais de mochila. Independente do estilo e modelo do acessório, é importante investir em qualidade e praticidade para facilitar todo o seu período de viagem.

mochilão pela EuropaA mochila é parte importante para organizar a viagem. Imagem: Jacqueline Macou | Pixabay.

No meu último mochilão pela Europa (verão – 21 dias) eu usei uma mochila de 30L e uma de 10L (ambas da Quechua). A grande com roupas e a pequena com documentos e comida. Dica: fique sempre de olho nos seus pertences e leve só o que é necessário!

4 - Faça um roteiro que seja a sua cara

Seguir um roteiro de Paris para conhecer a parte mais moderna da cidade com lojas e restaurantes se o seu interesse é saber mais sobre a história e arte da capital francesa. Será que não faria mais sentido focar nos museus e galerias locais?

mochilão pela EuropaO Museu do Louvre em Paris é parada obrigatória para quem gosta de arte, história e arquitetura. Imagem: Americo Ferraiuolo | Pixabay.

Não adianta nada seguir um roteiro que não tem nada a ver com você. Escolha as cidades que você quer explorar e conheça as atrações turísticas que te chamam a atenção. Afinal, fazer check-in por check-in pode acabar sendo frustrante.

Ah, e esteja sempre com mapa offline no celular e mapa físico (só pedir no centro de informações turísticas). Isso vai quebrar um galho enorme quando você está perdido e não sabe o idioma local e/ou tem dificuldade com o inglês!

5 - Prepare o seu corpo e mente para respirar novos ares

Você vai se deparar com paisagens, idiomas e culturas diferentes. E isso vai trazer um impacto enorme no seu dia e na sua vida. Para aproveitar o melhor dessa experiência, prepare o seu corpo e a sua mente para respirar novos ares.

mochilão pela EuropaNo tempo de descanso aproveite para olhar um novo mundo a sua volta. Imagem: Free-Photos | Pixabay.

A ideia aqui é deixar o julgamento de lado e encarar novas realidades. Você vai experimentar comidas e visitar lugares que não está acostumado. Por isso, se prepare para abraçar tudo com a mente aberta e leve!

O que fazer para acertar no seu primeiro mochilão pela Europa?

Se você quer passar o mínimo de perrengues possíveis e aproveitar o máximo do seu primeiro mochilão pelo velho continente, aconselho unir planejamento, organização e preparação (física e emocional).

mochilão pela EuropaO primeiro mochilão é uma oportunidade especial para conhecer novos lugares, pessoas, culturas e a si mesmo. Imagem: Igor Ovsyannykov | Pixabay.

Toda viagem traz uma experiência diferente. Com o tempo, a gente vai adquirindo mais conhecimento (inclusive autoconhecimento) e vai tirando qualquer mochilão de letra. Se joga na primeira aventura e boa sorte!

Tá afim de continuar esse assunto e ainda ter algumas ideias de roteiros para fazer o seu mochilão pela Europa em 2020? Deixe um comentário!

What's Your Reaction?

like
1
dislike
0
love
1
funny
0
angry
0
sad
0
wow
1