Jalapão: quando ir, onde ficar e o que visitar

Você é fã de ecoturismo e quer se aventurar no cerrado brasileiro? Que tal conhecer a reserva ambiental da região leste do Tocantins?

Jalapão: quando ir, onde ficar e o que visitar

Turismo, aventura, paisagens de tirar o fôlego e muita diversão. Tudo isso sua alma aventureira pode encontrar em uma viagem ao Parque Estadual do Jalapão, no estado do Tocantins.

Um dos principais destinos para os amantes do ecoturismo, o Jalapão encanta com água abundante, chapadões, rios, nascentes, dunas e impressionantes formações rochosas. Se você está querendo se aventurar neste incrível Estado, mas não sabe como iniciar o planejamento da sua viagem, se liga pois nós separamos dicas incríveis para você aproveitar cada segundo! Continue a leitura!
 

O que é o Jalapão?

Muitas pessoas confundem, por isso vamos facilitar para você: o Jalapão não é uma cidade, mas sim uma região do cerrado brasileiro que engloba vários municípios e áreas de preservação. Sua área total é de 34 mil km².


Fotos: Turismo Tocantins/Encantos do Jalapão
 

Como chegar?
 

Como não há aeroportos no Jalapão, o ideal é que você inicie a sua viagem com um voo até o aeroporto de Palmas, capital do Estado. De lá, é necessário seguir de carro até o seu destino, dependendo do trajeto que você escolher os tipos de solo mudarão, por isso o ideal é se precaver e alugar um veículo 4x4. 

Quer verificar a disponibilidade de voos e veículos para locação? Acesse o viagens.com.br e encontre os horários ideiais e o veículo certo para nada atrapalhar a sua viagem!

 

Quando ir?


Se você é um verdadeiro aventureiro o clima não vai te atrapalhar e por isso poderá visitar o Parque Estadual do Jalapão o ano todo. Mas, se você prefere um clima mais seco para fazer as atividades, o período ideal de visita é de maio a setembro. Entre os meses de outubro a abril, chove mais e isso pode dificultar os passeios e a visibilidade do pôr do sol, que é um dos pontos altos da viagem.

 

Onde ficar?

Na região da reserva prevalecem as hospedagens em pousadas e campings, ideal para os aventureiros de plantão que desejam um contato maior com a natureza. As pousadas costumam ficar próximas às cidades e algumas opções são: Ponte Alta, Mateiros (próxima do Parque Estadual do Jalapão), São Félix (próxima dos fervedouros) e Novo Acordo.


Quer conferir as hospedagens disponíveis? Acesse e compare as opções de diferentes sites de viagens: clique aqui

 

O que fazer no Jalapão?


Opções não faltam para os turistas que visitam o Jalapão. Entre os atrativos mais procurados pelos aventureiros estão: as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha e ao menos um dos fervedouros, onde se pode ter a incrível experiência de flutuar nas pequenas piscinas que surgem no cerrado arenoso. 

Foto: Turismo Tocantins/Encantos do Jalapão

E aí? Estas dicas foram úteis para você? Deixe um comentário!

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0