Como planejar uma viagem?
Quer saber como planejar uma viagem? Confira as 10 dicas de ouro que o nosso blog escreveu para um passeio organizado e econômico!
Planejar uma viagem pode ser menos complicado do que você imagina! Seja de férias ou apenas uma escapadinha no fim de semana, esse momento de alegria exige muito mais do que vontade, mas estudo e organização. Pensando nisso, criamos uma matéria especialmente para você que está sonhando com o conforto e a mordomia de uma bela hospedagem. Saiba mais!
10 dicas para planejar uma viagem
1. Que estilo de viagem você está buscando?
Essa é a primeira pergunta que o viajante deve se fazer. Isso porque existem muitas categorias de viagem: mochilão, em família, solo, romântica, gastronômica e por aí vai. Para essa etapa, pense em quantos dias de folga você tem e o estilo que mais combina com a sua personalidade.
Mochilões são ótimos para pessoas desprendidas e aventureiras, sem muitas frescuras. Mas se você gosta de um certo conforto e não curte muito ficar sozinho, uma viagem em família ou com o (a) namorado (a) é uma boa pedida.
2. Escolha o destino e compre as passagens
Assim que você escolhe o estilo da sua viagem, fica muito mais fácil encontrar o destino certo. Se você decidiu fazer um mochilão, os países da europa podem ser uma boa escolha, enquanto a América do Norte, por exemplo, é uma ótima ideia para os aventureiros.
Quer economizar nas passagens? Acesse sites de descontos como o Viagens.com.br.
3. Estipule um orçamento
O terceiro passo para planejar uma viagem é listar os seus custos. Isso inclui os valores da passagem aéreas, hospedagem, seguro viagem, passeios, transporte, alimentação e uma reserva de emergência — sim, esse último item é de extrema importância!
#FicaDica: Esse é, também, o momento de conferir o câmbio (conversão de moeda). Não deixe para trocar o dinheiro na última hora pois essa taxa varia bastante. Além disso, leve mais de um cartão, apenas por precaução. O cartão pré-pago é bem interessante, já que houve o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
4. Faça as reservas
Uma boa viagem pede uma boa hospedagem, não é mesmo? Sites como o Booking, Trivago e Zarpo são ótimos para você conseguir uma acomodação de qualidade, sem abrir mão da economia.
5. Estude o máximo de informações
Não importa se você está indo para um país diferente ou apenas para outro estado. Planejar uma viagem exige um estudo profundo, como por exemplo sobre transporte e alimentação. Será que no seu destino os turistas costumam andar de metrô? Ou um aluguel de carros é a melhor escolha? Como funciona a linha de ônibus? Pesquise!
6. Elabore um roteiro
Agora que você já sabe o limite dos seus gastos, montar a programação fica muito mais simples. Não estamos dizendo que você precisar antecipar cada segundo da sua viagem, mas ter ideia dos lugares e atrações que deseja conferir ajuda a ganhar tempo e previne imprevistos.
7. Organize os documentos
Esse não é o momento para surpresas desagradáveis, portanto, garanta que está tudo certo com o passaporte, visto e demais documentos — como o cartão ID Jovem, se você é estudante e escolheu um mochilão pelo BR, comprovantes de passagem e a reserva da sua acomodação.
8. Conhecendo a cultura
Sem um agente de viagem, você precisa se informar sobre as regras e costumes do país ou cidade. Na Tailândia, por exemplo, é falta de educação colocar o garfo na boca. Em países árabes, a mão esquerda é considerada impura. Já na Austrália, é bem comum andar descalço pelas ruas. Interessante, não?
9. Faça um seguro viagem
O seguro viagem é muito mais do que uma proteção para a sua saúde. Além de emergências médicas, ele cobre extravio de bagagem, assistência no seu próprio idioma, suporte para perda de documentação, atendimento para gestantes e até mesmo desistência de última hora. Não arrisque!
10. Arrume as malas!
Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas deixam essa etapa para o fim do segundo tempo. Fique atento! Mesmo que esse momento seja uma delícia, você precisa estar a par das regras de bagagem — elas foram alteradas pela ANAC em 2007, tornando as leis mais rígidas, principalmente para vôos internacionais. Então, estude isso antes!
Curtiu as nossas dicas? Escreva nos comentários o seu próximo destino! Boas férias!
What's Your Reaction?






