Saiba as principais obras do Louvre, em Paris

O Louvre, em Paris, é o museu mais famoso do mundo. Saiba as principais obras desse monumento!

Saiba as principais obras do Louvre, em Paris

Inaugurado em 1793, o Louvre, em Paris, é o maior e mais visitado museu do mundo. Seu acervo reserva mais de 35 mil obras de arte e mostras de culturas humanas, que atraem turistas de todas as nacionalidades. E, como bons especialistas em viagens, nós listamos as principais obras do Louvre para os amantes da arte. Saiba mais!

10 obras mais importantes do Museu do Louvre

Percorrer os corredores do Louvre é o sonho de muito viajante. Em seu magnífico interior, estão milhares de obras valiosas, divididas em oito coleções: antiguidades egípcias, orientais, gregas, etruscas e romanas, pinturas, esculturas, objetos de arte, artes gráficas e islâmicas. Saiba quais são as principais delas!

Mona Lisa

Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da história, é o autor de Mona Lisa, ou La Gioconda, a obra de arte mais famosa do mundo. Feita em 1503, a relíquia do italiano renascentista chama atenção pelas expressões faciais da modelo: posicionamento dos olhos e um sorriso enigmático, cheio de interpretações.

principais obras do Louvre

Sem dúvida, Mona Lisa é a obra de arte mais importante da história. Foi pintada no século XVI, mas carrega até hoje o renome que a coloca como uma das principais obras do Louvre. Quem vai a Paris, não pode deixar de apreciá-la.

Vitória de Samotrácia

Esculpida em mármore branco, a imagem de Vitória representa uma jovem alada, sem os braços e a cabeça, sobre uma base que representa um navio. Seus pedaços foram descobertos em 1863, nas ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia. É uma belíssima obra, confeccionada entre 220 a 190 a.C. 

principais obras do Louvre

Escravo Rebelde e Escravo Morrendo

O pintor italiano Michelangelo criou duas esculturas representando escravos: Escravo Rebelde (à esquerda) e Escravo Morrendo (à direita). Feitas entre 1516 e 1515, para a tumba Papa Júlio II, as obras chamam atenção pelo seu significado e contraste dos sentimentos que imprimem em cada um de nós. É, no mínimo, emocionante! 

principais obras do Louvre

O Escriba Sentado

Talhada em calcário fino, o Escriba Sentado é uma estátua egípcia de 50 cm de altura. Foi descoberto em Saqqara, no ano de 1850, mas sua confecção está datada por volta de 2620 a 2500 a.C. O que mais impressiona é o excelente estado de conservação da peça, realçada por uma limpeza de 1998.

principais obras do Louvre

A liberdade guiando o povo

A liberdade guiando o povo é uma das obras mais procuradas do Museu do Louvre. Feita por Eugène Delacroix, em comemoração ao movimento revolucionário de julho de 1830, que acarretou no fim do absolutismo na França, a relíquia retrata uma revolução. É impressionante!

principais obras do Louvre

Vênus de Milo

Esculpida em mármore, a Vênus de Milo representa a deusa grega Afrodite. Foi confeccionada por Alexandre de Antioquia e descoberta em 1820, nos arredores de um antigo teatro, na ilha de Milos, na Grécia.

principais obras do Louvre

Com 2,03 metros de altura, essa obra de arte recebe a fama de uma das principais obras do Louvre pelo seu estilo característico da época helenística: . O busto, pés, pernas e braços foram trabalhados separadamente para depois serem colados uns aos outros.

A balsa da Medusa

Contemplar “A barca da Medusa”, dá arrepios — daqueles que só temos quando vemos algo totalmente deslumbrante. Inspirado em um trágico naufrágio do verão de 1816, Géricault capta o momento em que alguns náufragos avistam uma vela no horizonte, criando o sentimento mais bonito no homem: a esperança.

principais obras do Louvre

A coroação de Napoleão

Jacques-Louis David é autor de uma das principais obras do Museu Louvre. “A coroação de Napoleão é uma obra extremamente realista, com detalhes impressionantes, e que mede mais de 6 metros de altura e 9 metros largura. Sua imagem retrata a cena da coroação da imperatriz Josefina, na catedral de Notre-Dame.

principais obras do Louvre

Bodas de Caná

“Bodas de Caná” é o maior quadro do Museu do Louvre, exposto na mesma sala onde encontra-se “Mona Lisa”. Seu tamanho é de 6,67 metros de altura por 9,90 metros de largura e, com um forte contraste entre cenas bíblicas e do cotidiano, nos levando a uma reflexão sobre o bem e do mal.

principais obras do Louvre

A Grande Odalisca

A Grande Odalisca, do pintor francês Jean-Auguste Dominique Ingres, é uma obra neoclassicista, encomendada pela irmã de Napoleão, a rainha Carolina de Nápoles. A imagem apresenta uma mulher de um harém, cuja posição está aberta a diversas interpretações. 

principais obras do Louvre

Hermafrodita Dormindo

“Hermafrodita Dormindo” é a última da lista de principais obras do Museu do Louvre, mas isso não significa que ela não reúna milhares de pessoas ao seu redor. Singelamente, a escultura nos mostra a figura do filho de Hermes e Afrodite, que se uniu num abraço eterno à ninfa Salmacis, resultando nessa figura andrógina.

principais obras do Louvre

E então, ficou curioso para ver as obras mais fascinantes do mundo de pertinho? Acesse Viagens.com.br e reserve a sua passagem!

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0