Seguro viagem: tudo que você precisa saber!
Muito mais do que uma assistência médica, o seguro viagem te auxilia nas mais diversas situações. Confira todos os seus benefícios!

O seguro viagem nada mais é do que um tipo de plano contratado para um período específico de tempo — e, ao contrário do que muitos pensam, esse gasto não se refere apenas ao campo da saúde. Listamos as dúvidas mais frequentes sobre esse tema para te ajudar na próxima viagem! Confira!
8 dúvidas frequentes sobre seguro viagem
1. O que é seguro viagem?
Como já te contamos alí em cima, o seguro viagem é um tipo de seguro feito para um período específico de tempo com o objetivo de cobrir uma série de imprevistos durantes viagens, sejam elas nacionais ou internacionais.
Isso significa que, com o seguro viagem, você tem direito a assistência médica e reparação em caso de perda do vôo, documentos ou cartões de crédito, extravio de bagagem e problemas com hotéis. Com tudo isso, a gente se sente bem mais tranquilo, não é mesmo?
2. O que o seguro viagem cobre?
Embora esse tipo de seguro cubra, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência, existem outras garantias para os usuários. Veja as principais:
– Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
– Assistência funeral;
– Atendimento médico e odontológico 24h;
– Despesas farmacêuticas;
– Despesas jurídicas;
– Hospedagem após alta hospitalar;
– Indenização no caso de extravio de bagagem;
– Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
– Indenização no caso de morte;
– Localização de bagagem extraviada;
– Pagamento antecipado de fiança.
– Remarcação de passagem para regresso;
– Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
– Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
– Visita ao segurado hospitalizado;
3. Preciso do seguro-viagem no exterior? E no BR?
A resposta é sim. Lembre-se que todos nós estamos tão sujeitos a doenças e acidentes fora de casa quanto no dia-a-dia, e este serviço garante que um imprevisto de saúde não vire também um rombo no seu bolso – uma cirurgia de emergência nos EUA, por exemplo, pode te custar milhares de dólares.
Mesmo que todos recomendem o seguro viagem, ele não é obrigatório na maioria dos países, mas segue a lista das nações que exigem sua contratação:
- Alemanha
- Austrália
- Áustria
- Bélgica
- Cuba
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
- Venezuela
Ah! O seguro viagem não é obrigatório para brasileiros visitando outras regiões do país, mas a mesma regra continua a mesma: se você precisar de assistência médica ou reembolso, vai agradecer por ter contratado um.
4. Vale a pena?
Essa é uma questão muito pessoal, mas, se você vai para o exterior, nós recomendamos fortemente um seguro viagem. Imagine acabar com aquele passeio que você tanto sonhou por causa de um resfriado? É melhor não arriscar.
5. Onde posso contratar?
Antes de tudo, é preciso confirmar se você já tem direito a um seguro-viagem gratuito pelo cartão de crédito pois algumas bandeiras oferecem este benefício. Se esse for o seu caso, leia as cláusulas do contrato atentamente (informe-se sobre o valor da cobertura, tipo de seguro e os número de contato para atendimento), assim, você não tem nenhuma surpresa desagradável durante a viagem.
Para contratar o serviço de uma seguradora, pesquise preços, mas também credibilidade. Vale recorrer ao Reclame Aqui para confirmar se a empresa que você está escolhendo tem histórico de erros ou se coleciona uma boa reputação.
Assim que escolher o seu seguro viagem, leia atentamente as condições da cobertura, verifique se vale a pena comprar um produto específico (como o pacote para gestantes ou idosos) e entenda como funciona o reembolso.
6. Quanto custa?
Isso varia bastante, mas tenha certeza que é bem mais barato do que uma consulta no médico em muitos países do mundo. Enfim, de acordo com as nossas pesquisas, esse tipo de serviço vai de R$ 70 a R$ 600 reais, tudo depende das condições e o que ela cobre.
7. E se os gastos forem maiores que a cobertura?
Não existe nenhuma lei que obrigue as seguradoras a cobrir uma despesa acima do valor contratado, portanto, estude o cenário e faça uma reserva de emergência.
8. Quais empresas prestam esse serviço?
São muitas as empresas de seguro viagem, mas é claro que existem as mais famosas e confiáveis, como Porto Seguro, Mondial Assistance (Alliance), Assist Card, World Nomads, Vital Card e Seguros Promo. Pesquise e boa viagem!
What's Your Reaction?






