Roteiro de um dia em Tarragona

Roteiro de um dia pelos principais pontos turísticos da cidade espanhola Tarragona

Roteiro de um dia em Tarragona

Tarragona é uma cidade catalã banhada pelo Mediterrâneo e situada a cerca de 100 km de Barcelona. Seus sítios arqueológicos preservados foram considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO. É um desses lugares encantadores que te permite visitar belas e conservadas estruturas históricas. Basta um pouco de imaginação para viajar no tempo até o século II d.C.

A primeira vista, ruínas romanas remetem ao território italiano. Mas a realidade é que existem vestígios dessa época espalhados por toda a Europa, inclusive pela Espanha. Tarragona foi uma das muitas conquistas romanas no Mediterrâneo e é um dos seus maiores legados fora da Itália. Sob nome de Tárraco o local funcionou como uma espécie de capital do Império Romano na Espanha e ainda conta com resquícios do período.

Sem dúvidas, essa cidade litorânea respira história: foi lá que Julio Cesar reuniu seu exército para lutar contra Pompeu Magno durante a Batalha de Farsalos, a Segunda Guerra Civil da República Romana. Ao longo dos séculos, a cidade também passou pelas mãos de povos germânicos e islâmicos.

Não existe uma ordem ideal para a visita em Tarragona, mas a dica é começar no interior do prédio da Antigua Audiencia para conferir a Maquete da Tárraco romana. Ela dá uma visão exata do que foi a cidade durante o século II d.C e pode tornar o passeio pelos pontos turísticos mais interessantes.

Ruínas Romanas

Circo romano de Tarragona (Imagem: Manel Antoli)

Quem vai a Tarragona não pode deixar de caminhar pela muralha romana que começa no Portal del Roser. Essa é hoje a maior construção preservada daquele período que se encontra fora da Itália. Outro ponto turístico interessante é o Circo Romano, um complexo do século I d.C. utilizado para corridas de cavalo, com capacidade para 25 mil pessoas. Hoje ele está incorporado na zona urbana da cidade, e muito bem conservado. Se a ideia é passar o dia, vale buscar restaurantes de tapas para o almoço pela Plaça del Forum e conferir mais uma ruína. ­

Mas a grande atração da cidade é o Anfiteatro Romano construído no século II d.C. à beira mar. Com vista para o azulado Mediterrâneo, o local foi feito para receber até 14 mil expectadores e exibia as tradicionais batalhas de gladiadores. Ele foi fechado por questões estruturais no final de setembro, mas as autoridades decidiram abri-lo parcialmente na metade de outubro.

Há 4 km de distância do centro de Tarragona também é possível passear pela Pont del Diablo, um aqueduto praticamente intacto, também marco da passagem dos romanos pela região.

Catedral de Tarragona

Claustro da Catedral de Tarragona (Imagem: Tarragona Turisme/Manel Antolí)Claustro da Catedral de Tarragona (Imagem: Tarragona Turisme/Manel Antolí)

Localizada no ponto mais alto da cidade, a Catedral Basilica Metropolitana Primada de Tarragona nos leva a um outro período da história. Com traços arquitetônicos do período gótico, ela começou a ser construída em 1171 pelo arcebispo da cidade. É considerada a primeira catedral da Catalunha. Um dos destaques do edifício é o Claustro, local onde viviam padres e que conta com um belo jardim. Ao longo da história houveram ali edificações visigodas e muçulmanas, derrubadas para dar lugar à Catedral de Tarragona.

Por fim, não é nada mal assistir o Sol se pôr no Balcón del Mediterrâneo, com uma vista panorâmica para o mar. Localizado ao final da Rambla Nova, se encontra 40 metros acima do mar.

Pra quem tiver tempo no cronograma, vale a pena reservar um hotel e estender um final de semana na praia de Tarragona durante o Verão. Porém, os pontos mais interessantes da pequenina cidade podem ser vistos em um dia inteiro.

A melhor forma de chegar em Tarragona é a partir de Barcelona. A viagem tem duração de aproximadamente 1h de trem ou carro. Encontre em nosso site as melhores opções de passagem, hotel e aluguel de carro para chegar em Tarragona.

What's Your Reaction?

like
1
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0